Saturday, September 29, 2012

PESCADORES DE ALMAS!!!!!!


A Bíblia, de Gênesis 1.1 a Apocalipse 22.21, é um livro essencialmente missionário, visto que sua inspiração deriva de um Deus missionário, o Deus que envia: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21). E é à luz dessa revelação de Deus que a igreja enfrenta o maior desafio do cristianismo  a inacabada tarefa missionária, cujo âmago é a evangelização.

Em João 3.16 (“Pois Deus amou ao mundo de tal maneira...”) observa-se que o interesse de Deus não é menor do que o mundo que ele criou. Ele possui um plano mestre que envolve todas as coisas (1 Co 15.28). Israel foi o instrumento usado por Deus no Antigo Testamento para alcançar seu alvo. A partir do Novo Testamento ele usa a Igreja, que pode ser concebida como o centro do plano de Deus, porém jamais vista como o limite, a totalidade desse plano.

A consciência de ter sido chamado por Deus para ser bênção para os outros, sejam esses “outros” povos distantes ou o próprio filho ou vizinho, é que fez da história de Israel e da Igreja uma linda história do amor de Deus. E esse Amor foi colocado em meu coração pelo Vietnã  durante um treinamento transcultural em chiang-mai Thailandia em março 2012 , desde  desta dada sou surpreendida pelo agir do Senhor abrindo portas, nos dando amigos, parceiros, liderança que nós ajudem a servir essa nação. Venho compartilhar com todos vocês  a historia desse povo e convido cada um dos meus irmãos a se juntar conosco nessa missão.

A Igreja e a Perseguição Religiosa
Segundo a tradição, o Cristianismo chegou ao sudeste asiático por volta do século X através dos seguidores de Nestório.
A igreja vietnamita ocupa uma posição minoritária, abrangendo cerca de 7 milhões de pessoas ou 8% da população do país. Desse total, seis milhões são católicos, enquanto a maior parte dos protestantes pertence às minorias étnicas tribais – metade delas já alcançadas pelo Evangelho.
O governo permite o trabalho de organizações cristãs no país, especialmente daquelas que procuram atuar nas áreas de desenvolvimento e ajuda humanitária.
A Perseguição
A constituição do país prevê liberdade religiosa, mas na verdade o governo restringe algumas atividades. Embora ainda persistam certas restrições às liberdades individuais, a nação tem aumentado gradualmente suas relações com o resto do mundo.
Teoricamente, há liberdade religiosa no Vietnã. Na prática, porém, apesar de a vida religiosa nas congregações ser geralmente tranquila, a igreja vietnamita enfrenta restrições e dificuldades nas esferas distritais e nacionais. Em 1999, um decreto estabeleceu a liberdade de credo, dando aos cidadãos o direito de escolher e mudar sua opção religiosa. No entanto, o próprio decreto de 1999 adverte sobre as punições para quem utilizar a religião com o intuito de prejudicar o Estado.
Em abril de 2001, o governo vietnamita reconheceu oficialmente algumas igrejas evangélicas pertencentes à Hoi Thanh Tin Lanh Viet Nam (Igreja Evangélica do Sul do Vietnã), denominação que corresponde ao maior grupo protestante do país. Foi a primeira vez que a organização obteve um “status” de legalidade desde o fim da Guerra do Vietnã, em 1975.
Diplomatas e protestantes viram o processo de legitimação como uma modesta concessão, depois de anos de repressão, mas observaram que muitos cristãos evangélicos não foram beneficiados, pois apenas cerca de 300 igrejas foram reconhecidas. Entre os excluídos encontra-se a maioria dos protestantes pertencentes às etnias minoritárias, os mais atingidos pela perseguição. Um obreiro cristão afirmou: “O líder do partido local detém total controle sobre o destino de uma igreja; isto é, ele pode decidir se ela deve permanecer ou ser incendiada. Além disso, ele pode arbitrariamente sentenciar pastores a curtos períodos de trabalhos forçados nos campos.”
História e Política
O Vietnã localiza-se no sudeste asiático. Seu território caracteriza-se pelas planícies alagadas nos deltas do Rio Vermelho ao norte e do Rio Mekong ao sul, e por montanhas nas regiões norte e central. O nome do país foi criado no século XIX e deriva da expressão viet-nam, que significa “estrangeiros do sul”.
Os primeiros habitantes da região do atual Vietnã datam dos períodos mais antigos da história da humanidade (Paleolítico e Neolítico), mas a atual estrutura do povo vietnamita e de seu país vem do povo Lac, que se estabeleceu próximo ao rio Vermelho e se misturou com outros povos da região.
Do século X ao XVIII, o Vietnã era dividido em territórios feudais, considerados pequenos reinos unidos em um Estado independente chamado Dai Viet. Durante aproximadamente 1000 anos, a região foi dominada por dinastias do Império Chinês e pelos mongóis. Através dessas culturas, o Budismo e o Confucionismo foram introduzidos no país, gerando características culturais e populares distintas.
Na segunda metade do século XVIII, as tropas francesas de Napoleão começaram a invadir o país, transformando-o em um protetorado. Os vietnamitas se organizaram, então, em guerrilhas comunistas denominadas de Viet-Congs.
A nação vietnamita possui muitas cicatrizes deixadas pelas diversas formas de tormentos e agressões sofridas. Desde 1941, o país tem passado por guerras e dificuldades, em parte como consequência da instauração do governo comunista em 1945, quando se declarou independente do domínio francês, proclamando a República Democrática do Vietnã. Em 1975, o Vietnã do Norte, de orientação comunista (apoiado pela União Soviética), conquistou o Vietnã do Sul, capitalista (apoiado pelos EUA), depois de três décadas de conflito. O país foi reunificado no ano seguinte. Em 1978, o Vietnã invadiu o Camboja, dando início a um conflito que durou até 1989, quando as tropas vietnamitas se retiraram do território cambojano.
O Vietnã é controlado por um governo de orientação comunista, cujo sistema legal baseia-se em uma mescla do código civil francês com a doutrina comunista.
População
O país possui quase 90 milhões de habitantes, 25% dos quais têm idade inferior a 15 anos. Apenas 30% da população vivem em centros urbanos, enquanto o restante habita pequenos vilarejos rurais. Quase todos os vietnamitas pertencem à etnia quine, mas há alguns grupos étnicos minoritários, como os chineses e os laos.
Cerca de metade da população vietnamita professa o budismo, enquanto uma pequena parcela segue novas religiões asiáticas ou antigas crenças animistas.
Economia
A economia vietnamita é baseada na agricultura, cujos principais produtos são: arroz, café, chá, cana-de-açúcar e borracha. Devido aos estragos causados pelas guerras e à perda da ajuda financeira soviética, a economia do país é muito pobre e debilitada.
O país também se dedica à exploração de carvão, fosfato e cromo; suas indústrias investem nos setores de alimentos, têxteis, algodão e cimento. Os principais parceiros comerciais do Vietnã são: Japão,singapura , Coreia do Norte, Coreia do Sul e Taiwan.
Bandeira;  


Região; Sudeste Asiático
Lider; Truong Tan Sang
População; 90 milhões
Cristãos; 7, 2%
Religião;Budismo 9,3% islamismo 0,1%, sem religião 80,8%
Governo; Estado comunista 
junte se a nós em orações para que o Reino de Deus seja estabelecido no coração desse povo....entre em contato conosco e conheça melhor nosso trabalho. e deixe seu comentario a baixo......
Leila Rocha

email; leila@fmindochina.com

No comments:

Post a Comment